Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes.
Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste.
Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus.
Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito.
Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.
Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas.
[Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas.]
Deus não deseja um céu cheio de pessoas, mas de pessoas com uma fé verdadeira, assim como Ele não busca simples adoradores, mas verdadeiros adoradores.
Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos…
Jesus com este ato, desejava passar a seus discípulos uma lição muito profunda, que podemos resumir em uma única frase “que a sua fé em Deus não seja algo apenas de aparência”.
Jesus tinha poder e manifestou-se na figueira, deixando claro que, se secou uma figueira, poderia descer da cruz, acabar com os soldados que vieram buscá-lo, enfim, por analogia dizer, que tudo lhe fizessem, seria suportado por amor à humanidade, não por falta de poder!