Ciro ajuda os exilados a voltarem

A Bíblia Online > Antigo Testamento > Livros Históricos > Esdras > Ciro ajuda os exilados a voltarem [Esdras 1:1 - Esdras 1:11]

No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que ele fez proclamar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, este decreto:

Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá.

Quem há entre vós de todo o seu povo (seja seu Deus com ele) suba para Jerusalém, que é em Judá, e edifique a casa do Senhor, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém.

E todo remanescente, seja qual for o lugar em que é peregrino, seja ajudado pelos homens desse lugar com prata, com ouro, com bens e com animais, afora a oferta voluntária para a casa de Deus, que está em Jerusalém.

Então se levantaram os chefes das casas paternas de Judá e Benjamim e os sacerdotes, e os levitas, todos aqueles cujo espírito Deus despertara, para subirem a edificar a casa do Senhor, que está em Jerusalém.

E todos os seus vizinhos os ajudaram com utensílios de prata, com ouro, com bens, com animais e com coisas preciosas, afora tudo o que se ofereceu voluntariamente.

Também o rei Ciro tirou os utensílios que pertenciam ã casa do Senhor e que Nabucodonozor tinha trazido de Jerusalém e posto na casa de seus deuses.

Ciro, rei da Pérsia, tirou-os pela mão de Mitredate, o tesoureiro, que os entregou contados a Sesbazar, príncipe de Judá.

Este é o número deles: Trinta bacias de ouro, mil bacias de prata, vinte e nove incensários,

trinta taças de ouro, quatrocentas e dez taças de prata e mil outros utensílios.

Todos os utensílios de ouro e de prata foram cinco mil e quatrocentos; todos estes levou Sesbazar, quando os do cativeiro foram conduzidos de Babilônia para Jerusalém.


Você também pode gostar:

A lista dos retornados – Esdras 2-1

A Bíblia Online > Antigo Testamento > Livros Históricos > Esdras > A lista dos retornados – Esdras 2-1 [Esdras 2:1 - Esdras 2:70]

Estes são os filhos da província que subiram do cativeiro, dentre os exilados, a quem Nabucodonozor, rei de Babilônia, tinha levado para Babilônia, e que voltaram para Jerusalém e para Judá, cada um para a sua cidade;

os quais vieram com Zorobabel Jesuá Neemias, Seraías, Reelaías, Mardoqueu, Bilsã, Mizpar, Bigvai, Reum e Baaná. O número dos homens do povo de Israel.

Os filhos de Parós, dois mil cento e setenta e dois.

Os filhos de Sefatias, trezentos e setenta e dois.

Os filhos de Ará, setecentos e setenta e cinco.

Os filhos de Paate-Moabe, dos filhos de Jesuá e de Joabe, dois mil oitocentos e doze.

Os filhos de Elão, mil duzentos e cinqüenta e quatro.

Os filhos de Zatu, novecentos e quarenta e cinco.

Os filhos de Zacai, setecentos e sessenta.

Os filhos de Bani, seiscentos e quarenta e dois.

Os filhos de Bebai, seiscentos e vinte e três.

Os filhos de Azgade, mil duzentos e vinte e dois.

Os filhos de Adonicão, seiscentos e sessenta e seis.

Os filhos de Bigvai, dois mil e cinqüenta e seis.

Os filhos de Adim, quatrocentos e cinqüenta e quatro.

Os filhos de Ater, de Ezequias, noventa e oito.

Os filhos de Bezai, trezentos e vinte e três.

Os filhos de Jora, cento e doze.

Os filhos de Hasum, duzentos e vinte e três.

Os filhos de Gibar, noventa e cinco.

Os filhos de Belém, cento e vinte e três.

Os homens de Netofá, cinqüenta e seis.

Os homens de Anatote, cento e vinte e oito.

Os filhos de Azmavete, quarenta e dois.

Os filhos de Quiriate-Arim, de Cefira e de Beerote, setecentos e quarenta e três

Os filhos de Ramá e de Gaba, seiscentos e vinte e um.

Os homens de Micmás, cento e vinte e dois.

Os homens de Betel e de Ai, duzentos e vinte e três.

Os filhos de Nebo, cinqüenta e dois.

Os filhos de Magbis, cento e cinqüenta e seis.

Os filhos do outro Elão, mil duzentos e cinquenta e quatro.

Os filhos de Harim, trezentos e vinte.

Os filhos de Lode, de Hadide e de Ono, setecentos e vinte e cinco.

Os filhos de Jericó, trezentos e quarenta e cinco.

Os filhos de Senaá, três mil seiscentos e trinta.

Os sacerdotes: os filhos de Jedaías, da casa de Jesuá, novecentos e setenta e três.

Os filhos de Imer, mil e cinqüenta e dois.

Os filhos de Pasur, mil duzentos e quarenta e sete.

Os filhos de Harim, mil e dezessete.

Os levitas os filhos de Jesuá, e de Cadmiel, dos filhos de , Hodavias, setenta e quatro.

Os cantores: os filhos de Asafe, cento e vinte e oito.

Os filhos dos porteiros: os filhos de Salum, os filhos de Ater, os filhos de Talmom, os filhos de Acube, os filhos de Hatita, os filhos de Sobai, ao todo, cento e trinta e nove.

Os netinins: os filhos de Ziá, os filhos de Hasufa, os filhos de Tabaote,

os filhos de Querós, os filhos de Siá, os filhos de Padom,

os filhos de Lebana, os filhos de Hagaba, os filhos de Acube,

os filhos de Hagabe, os filhos de Sanlai, os filhos de Hanã,

os filhos de Gidel, os filhos de Gaar, os filhos de Reaías,

os filhos de Rezin, os filhos de Necoda, os filhos de Gazão,

os filhos de Uzá, os filhos de Paséia, os filhos de Besai,

os filhos de Asná, os filhos de Meunim, os filhos dos nefusins,

os filhos de Baquebuque, os filhos de Hacufa, os filhos de Hurur,

os filhos de Bazlute, os filhos de Meída, os filhos de Harsa,

os filhos de Barcos, os filhos de Sísera, os filhos de Tamá,

os filhos de Nezias, os filhos de Hatifa.

Os filhos dos servos de Salomão: os filhos de Sotai, os filhos de Soferete, os filhos de Peruda,

os filhos de Jaalá, os filhos de Darcom, os filhos de Gidel,

os filhos de Sefatias, os filhos de Hatil, os filhos de Poquerete-Hazebaim os filhos de Ami.

Todos os netinins e os filhos dos servos de Salomão foram trezentos e noventa e dois.

Estes foram os que subiram de Tel-Mela, de Tel-Harsa, de Querube, de Adã e de Imer; porém não puderam provar que as suas casas paternas e sua linhagem eram de Israel:

os filhos de Delaías, os filhos de Tobias, os filhos de Necoda, seiscentos e cinqüenta e dois.

E dos filhos dos sacerdotes: os filhos de Habaías, os filhos de Hacoz, os filhos de Barzilai, que tomou mulher das filhas de Barzilai, o gileadita, e que foi chamado do seu nome.

Estes procuraram o seu registro entre os que estavam arrolados nas genealogias, mas não foi encontrado; pelo que, por imundos, foram excluídos do sacerdócio;

e o governador lhes intimou que não comessem das coisas santíssimas, até que se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim.

Toda esta congregação junta somava quarenta e dois mil trezentos e sessenta,

afora os seus servos, e as suas servas, que foram sete mil trezentos e trinta e sete; também havia duzentos cantores e cantoras.

Os seus cavalos eram setecentos e trinta e seis; os seus mulos, duzentos e quarenta e cinco;

os seus camelos, quatrocentos e trinta e cinco; os jumentos, seis mil setecentos e vinte.

Alguns dos chefes das casas paternas, vindo ã casa do Senhor em Jerusalém, deram ofertas voluntárias para a casa de Deus, para a edificarem no seu lugar;

conforme as suas posses, deram para a tesouraria da obra, em ouro sessenta e um mil dáricos, e em prata cinco mil minas, e cem vestes sacerdotais.

Ora, os sacerdotes e os levitas, e alguns do povo, tanto os cantores como os porteiros e os netinins, habitaram nas suas cidades, e todo o Israel nas suas cidades.


Você também pode gostar:

A reconstrução do altar

A Bíblia Online > Antigo Testamento > Livros Históricos > Esdras > A reconstrução do altar [Esdras 3:1 - Esdras 3:6]

Quando chegou o sétimo mês, estando já os filhos de Israel nas suas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém.

Então se levantou Jesuá, filho de Jozadaque, com seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos; e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, homem de Deus.

Colocaram o altar sobre a sua base (pois o terror estava sobre eles por causa dos povos das terras e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, holocaustos pela manhã e ã tarde.

E celebraram a festa dos tabernáculos como está escrito, e ofereceram holocaustos diários segundo o número ordenado para cada dia,

e em seguida o holocausto contínuo, e os das luas novas e de todas as festas fixas do Senhor, como também os de qualquer que fazia oferta voluntária ao Senhor.

Desde o primeiro dia do sétimo mês começaram a oferecer holocaustos ao Senhor; porém ainda não haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor.


Você também pode gostar:

Reparação dos alicerces do templo

A Bíblia Online > Antigo Testamento > Livros Históricos > Esdras > Reparação dos alicerces do templo [Esdras 3:7 - Esdras 3:13]

Deram dinheiro aos pedreiros e aos carpinteiros; como também comida e bebida, e azeite aos sidônios, e aos tírios, para trazerem do Líbano madeira de cedro ao mar, para Jope, segundo a concessão que lhes tinha feito Ciro, rei da Pérsia.

Ora, no segundo ano da sua vinda ã casa de Deus em Jerusalém, no segundo mês, Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e os outros seus irmãos, os sacerdotes e os levitas, e todos os que vieram do cativeiro para Jerusalém, deram início ã obra e constituíram os levitas da idade de vinte anos para cima, para superintenderem a obra da casa do Senhor.

Então se levantaram Jesuá com seus filhos e seus irmãos, Cadmiel e seus filhos, os filhos de Judá, como um só homem, para superintenderem os que faziam a obra na casa de Deus; como também os filhos de Henadade, com seus filhos e seus irmãos, os levitas.

Quando os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, os sacerdotes trajando suas vestes, apresentaram-se com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao Senhor, segundo a ordem de Davi, rei de Israel.

E cantavam a revezes, louvando ao Senhor e dando-lhe graças com estas palavras: Porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo levantou grande brado, quando louvaram ao Senhor, por se terem lançado os alicerces da casa do Senhor.

Muitos, porém, dos sacerdotes e dos levitas, e dos chefes das casas paternas, os idosos que tinham visto a primeira casa, choraram em altas vozes quando, a sua vista, foi lançado o fundamento desta casa; também muitos gritaram de júbilo;

de maneira que não podia o povo distinguir as vozes do júbilo das vozes do choro do povo; porque o povo bradava em tão altas vozes que o som se ouvia de mui longe.


Você também pode gostar:

Oposição à reconstrução – Esdras 4-1

A Bíblia Online > Antigo Testamento > Livros Históricos > Esdras > Oposição à reconstrução – Esdras 4-1 [Esdras 4:1 - Esdras 4:24]

Ora, ouvindo os adversários de Judá e de Benjamim que os que tornaram do cativeiro edificavam o templo ao Senhor, Deus de Israel,

chegaram-se a Zorobabel e aos chefes das casas paternas, e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco; pois, como vós, buscamos o vosso Deus; como também nós lhe temos sacrificado desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir para aqui.

Responderam-lhes, porém, Zorobabel e Jesuá e os outros chefes das casas paternas de Israel: Não convém que vós e nós edifiquemos casa a nosso Deus: mas nós sozinhos a edificaremos ao Senhor, Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia.

Então o povo da terra debilitava as mãos do povo de Judá, e os inquietava, impedindo-os de edificar;

e assalariaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, por todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até o reinado de Dario, rei da Pérsia.

No reinado de Assuero, no princípio do seu reino, escreveram uma acusação contra os habitantes de Judá e de Jerusalém.

Também nos dias de Artaxerxes escreveram Bislão, Mitredate, Tabeel, e os companheiros destes, a Artaxerxes, rei da Pérsia; e a carta foi escrita em caracteres aramaicos, e traduzida na língua aramaica.

Reum, o comandante, e Sinsai, o escrivão, escreveram uma carta contra Jerusalém, ao rei Artaxerxes, do teor seguinte,

isto é, escreveram Reum, o comandante, Sinsai, o escrivão, e os seus companheiros, os juízes, os governadores, os oficiais, os persas, os homens de Ereque, os babilônios, os susanquitas, isto é, os elamitas,

e as demais nações que o grande e afamado Osnapar transportou, e que fez habitar na cidade de Samária e no restante da província dalém do Rio.

Eis, pois, a cópia da carta que mandaram ao rei Artaxerxes: Teus servos, os homens de além do Rio, assim escrevem:

Saiba o rei que os judeus que subiram de ti a nós foram a Jerusalém e estão reedificando aquela rebelde e malvada cidade, e vão restaurando os seus muros e reparando os seus fundamentos.

Agora saiba o rei que, se aquela cidade for reedificada e os muros forem restaurados, eles não pagarão nem tributo, nem imposto, nem pedágio; e assim se danificará a fazenda dos reis.

Agora, visto que comemos do sal do palácio, e não nos convém ver a desonra do rei, por isso mandamos dar aviso ao rei,

para que se busque no livro das crônicas de teus pais; e acharás no livro das crônicas e saberás que aquela é uma cidade rebelde, e danosa a reis e províncias, e que nela houve rebelião em tempos antigos; por isso é que ela foi destruída.

Nós, pois, estamos avisando ao rei que, se aquela cidade for reedificada e os seus muros forem restaurados, não terás porção alguma a oeste do Rio.

Então o rei enviou esta resposta a Reum, o comandante, e a Sinsai, o escrivão, e aos demais seus companheiros, que habitavam em Samária e no restante do país a oeste do Rio: ‘Paz.

A carta que nos enviastes foi claramente lida na minha presença.

E, ordenando-o eu, buscaram e acharam que desde tempos antigos aquela cidade se tem levantado contra os reis, e que nela se tem feito rebelião e sedição.

E tem havido reis poderosos sobre Jerusalém, os quais dominavam igualmente toda a província dalém do Rio; e a eles se pagavam tributos, impostos e pedágio.

Agora, pois, dai ordem para que aqueles homens parem, a fim de que não seja edificada aquela cidade até que eu dê ordem.

E guardai-vos de serdes remissos nisto; não suceda que o dano cresça em prejuízo dos reis.

Então, logo que a cópia da carta do rei Artaxerxes foi lida perante Reum e Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, foram eles apressadamente a Jerusalém, aos judeus, e os impediram ã força e com violência.

Então cessou a obra da casa de Deus, que estava em Jerusalém, ficando interrompida até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia.


Você também pode gostar: