Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel:
Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência;
para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e eqüidade;
para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso.
Ouça também, o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade,
para entender provérbios e parábolas, as palavras dos sábios, e seus enigmas.
Você também pode gostar:
Caros foristas,
Sei que a maioria de vocês, acostumado com a religião, entende que esses textos são “inspirados” por “Deus”.
Entretanto, Salomão fala da chamada palavra dos sábios, afirmando quessas palavras de sabedoria são compostas por proposições em forma de parábolas e enigmas.
Ou seja, são textos enigmáticos, que precisam de se desvendar seus enigmas. Assim como as parábolas.
O que venho lhes propor é que os textos escritos pelos judeus e unidos, parte deles, na bíblia que hoje conhecemos são constituídos de parábolas e enigmas como propôs Salomão, não podem ser interpretados literalmente, por mais que pareçam textualmente inteligíveis, porque uma das proposições dos sábios eram exatamente escrever fábulas perfeitamente inteligíveis, mas que eram verdadeiros códigos para enganar os adversários.
Por isso, Salomão alerta sobre as parábolas e enigmas dos sábios, que a maioria dos religiosos desavisados não se preocupam em discernir, pregando textos de forma literal e fazendo as pessoas cumprirem coisas absurdas e irracionais, pois, como falava Paulo, Cristo, que e a RACIONALIDADE, a LÓGICA do texto, encontra-se crucificada na LETRA.
Por isso ele dizia que para os def roa pregava o CRISTO CRUCIFICADO, ou seja, palavras sem sentido, sem racionalidade, sem lógica alguma, pois pregava os textos LITERALMENTE, o que fazia escandalizar os gregos e judeus.